x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Brené Brown

A coragem de ser imperfeito

  • Recursos:

A coragem de ser imperfeito - Brene Brown

Em A coragem de ser imperfeito” Brené Brown discute uma questão delicada e negligenciada em nossa sociedade: a vulnerabilidade. Brené aborda o assunto com inteligência e bom humor, expondo-se em um debate sobre a importância de ser vulnerável para alcançar uma vida com mais amor, criatividade e plenitude.

Nossa sociedade tende a exaltar a perfeição e essa obsessão gera diversos efeitos negativos, como estamos sempre perseguindo um ideal, nunca nos sentimos bons o bastante, assim paramos de buscar um autoaperfeiçoamento para encontrar no outro a aprovação, passamos a acreditar que somos o que realizamos e quão bem realizamos. Desde a infância homens e mulheres são pressionados a corresponder a um ideal , como uma mulher deve ser feminina, carinhosa, atenciosa, prestativa, frágil e submissa e como o homem deve ser durão, controlador, dominante e etc. Evitamos tudo que pode parecer fraqueza e nos mantemos firmes na busca de ser aprovados, não pelo que somos, mas pelo que acreditamos que devemos ser. Essa visão limitadora, além de transtornar o indivíduo em seu desenvolvimento, o impede de se construir de forma mais autêntica. Com isso você tem indivíduos não realizados, infelizes, que não se compreendem e repetem o mesmo ciclo com seus filhos.

Vulnerabilidade segundo a autora é estar disponível e aberto à vida. Para nos relacionarmos com profundidade é preciso estar vulnerável, é necessário baixar os escudos e encarar de peito aberto a vida, seja para ganhar ou perder. É estar além disso, é estar vivo, ter coragem de assumir o rumo da vida e se expressar com autenticidade. Ninguém é capaz de amar sem estar vulnerável, o amor é um sentimento que nos deixa desprotegido, que baixa nossos escudos.
A plenitude e boa vida não tem relação com ser perfeito ou a prova de balas. É reconhecer as fraquezas e enfrentá-las, a ousadia não tem nada a ver com ganhar e sim com se envolver e se entregar por inteiro.

podcast

A coragem de ser imperfeito
Brené Brown
Lucas Conchetto - 2020